segunda-feira, 20 de abril de 2015

Wesley So, líder exclusivo no memorial Gashimov


A quarta rodada do memorial Gashimov foi uma das mais interessantes e lutadas, apesar da alta proporção de empates. Justamente o único enxadrista que logrou a vitória é agora líder isolado do torneio, o filipino (agora jogando sob bandeira estadunidense) Wesley So, que derrotou com as peças brancas ao local Rauf Mamedov utilizando a popular variante Maroczy contra o Dragão Acelerado do seu adversário. O Maroczy funcionou como corresponde e as brancas obtiveram uma perigosa maioria de peões na ala de dama que finalmente foi fator decisivo na vitória.
O campeão mundial Magnus Carlsen ficou agora a meio ponto de So. A sua partida ante Adams (com o mestre inglês levando as brancas) foi uma original Ruy Lopez na variante 3...g6, com interessantes manobras estratégicas.
Também muito interessante foi o clássico entre Vladimir Kramnik e Viswanathan Anand, realizado em uma aguda variante da Eslava com g3, com as brancas sacrificando o peão de c4 (e depois disso alguma peça). O empate foi justo pelo espetáculo brindado pelos dois ex-campeões mundiais.
As restantes aprtidas também finalizaram em empates, depois de muita luta: Anish Giri ante Shakriyar Mamedyarov e Maxime Vachier-Lagrave ante Fabiano Caruana.

Posições
1. W. So 3½; 2. M. Carlsen 3; 3. V. Kramnik 2½; 4-5. V. Anand, M. Vachier-Lagrave 2; 6-9. R. Mamedov, A. Giri, S. Mamedyarov, F. Caruana 1½; 10. M. Adams 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário